Untitled Document
 
Slidebox
1 2 3 4
 
Eventos
   
Cenone
   
Ti Piace

 

CENONE
Jantar realizado por alunos e professores, em datas representativas da história e da cultura italiana, com o objetivo de aprofundar o conhecimento relativo ao tema escolhido, aprimorar a língua, aprender novos vocábulos, conhecer outros colegas, ampliar as informações sobre a enogastronomia italiana de forma divertida, alegre e dinâmica.

CENONE – Calendário para o segundo semestre de 2014
15 DE AGOSTO – FERRAGOSTO (sexta-feira)
O que vem a ser a festa de FERRAGOSTO?
O termo Ferragosto deriva da locução latina feriae Augusti (desconso de Augusto) que e indicava uma festividade instituída pelo imperador Augusto no ano 18 a. C. Era uma reunião de datas e celebrações antiquíssimas como Vinalia rustica, i Consualia, festas que celebravam a colheita e o término das principais ações agrículas. O antigo Ferragosto, além dos eventos de auto-promoção política, tinha a finalidade de unir as principais festividades de agosto para proporcionar um adequado período de descanso, também chamado de Autustali, necessário após duras semanas de trabalho no campo. Durante estes festejos, em todo o império, eram organizadas corridas de cavalos e de animais que trabalham no campo como: bois, jumentos e mulas, que eram dispensados de seus trabalhos e cobertos de flores. Estas antigas tradições são revividas ainda hoje, de forma quase inalterada, no Palio dell’Assunta, que acontece em Siena no dia 16 de agosto. A denominação “Palio” deriva de Pallium, o estandarte de tecido nobre que era dado como prêmio para os vencedores das corridas de cavalo da Antiga Roma. Naquela ocasião os trabalhadores levavam felicitações aos patrões obtendo, em troca, uma gorjeta: tal uso se consolidou de tal maneira que em época renascentista tornou-se obrigatória no Estado Pontifício.


04 DE OUTUBRO – SAN FRANCESCO - sábado
São Francisco de Assis foi proclamado, em 1939, pelo papa Pio XII, Patrono da Itália. Desde então o dia 4 de outubro, em toda a Itália, celebra-se o Santo dos Estígmas. Certamente em Assisi (Umbria) esta celebração tem um sabor particular, embelezado pela entrega do óleo que será utilizado para manter acesa a lâmpada votiva que arde na cripta de São Francisco. Lembramos, ainda, que o significado do rito da oferta é muito ligado à cidadania, pois o óleo que queima na lâmpada torna-se luz, e abençoa e guia o cristão no caminho de sua Fé. Há muitos anos existe a tradição de que uma Região da Itália ofereça o “seu óleo” para São Francisco.


 

ITALIANOGGI – ASSESSORIA LINGUÍSTICA
Rua 234, 253 - SETOR COIMBRA CEP: 74535-040 Goiânia - GO
www.italianoggi.com.br